Cúrcuma: O tempero dourado da saúde
BLOG
GETI-FITO – Grupo de Estudo e Trabalho Interinstitucional de Plantas Medicinais e Fitoterapia; Associação Nova Essência.
12/1/20253 min read


Cúrcuma: O tempero dourado da saúde
Sinonímia botânica: Amomum curcuma Jacq., Curcuma domestica Valeton, Stissera curcuma Raeusch.
Origem e descrição botânica: É uma planta originária da Índia e cultivada em todo o mundo. Planta do tipo herbácea, de ciclo anual, aromática e com folhas grandes, oblongo-lanceoladas, reunidas na base, de pecíolo comprido e bainha invaginante. Suas flores são amareladas, longo-pedunculadas, dispostas em espigas compridas e com brácteas côncavas verde-pálidas. As raízes terminam em um rizoma elíptico (pião) de onde partem vários rizomas menores (dedos), todos marcados em anéis de brácteas secas. Quando cortados apresentam uma superfície de cor alaranjada de cheiro forte agradável e de sabor picante e aromático. A propagação é vegetativa através dos rizomas e a colheita ocorre a partir de 10 meses após o plantio, no inverno quando as folhas murcham e secam.
Se você busca integrar plantas medicinais por saberes tradicionais e científicos, continue lendo.
A seguir, apresentamos um conteúdo elaborado pelo GETI-FITO (Grupo de Estudo e Trabalho Interinstitucional de Plantas Medicinais e Fitoterapia), com informações validadas por importantes obras e profissionais da área.
Nomenclatura popular: Curcuma, açafrão, açafrão da terra, açafroa, açafroeira
Parte utilizada
Rizomas
Princípios ativos:
Curcuminóides responsável pela cor alaranjada e pelas atividades biológicas, óleos essenciais (sesquiterpenos cineol, linalol, pineno, limoneno, com predomínio da tumerona e zingibereno); saponinas e vitaminas.
Formas de preparo e posologia
Cápsulas: 350-400mg ou 1 colher de café do pó 1 a 2 x/dia
Extrato seco padronizado a 50 mg de curcuminóides
Apresentação comercial industrializada - 250 mg 2 cápsulas a cada 12 horas.
Chá de decocção: 1,5g ou 3 colheres de café em 150 ml, 2x/dia
Tintura: 0,1 a 1,5 ml como antidispéptico
Pomada: 2 a 3 x/dia – Aplicar na área afetada
Fontes consultadas
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Informações Sistematizadas da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS : Curcuma longa L., Zingiberaceae – Açafrão-da-terra. 2020. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/informacoes_ sistematizadas_relacao_curcuma_longa.pdf CORRÊA, M.PIO. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. Vol 1. 1926. LORENZI, H., MATOS, F.J.A. Plantas Medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas. 2ª. Ed. Nova Odessa-SP. 2008. FITOTERAPIA BRASIL (site) - https://fitoterapiabrasil.com.br/ PEREIRA et al. Manual prático de multiplicação e colheita de plantas medicinais. UNAERP, 2011. TESKE M, Trentini A.M.M Compêndio de Fitoterapia. 3ª Edição Abril 1997 Elaboração: GETI-FITO (Grupo de Estudo e Trabalho Interinstitucional de Plantas Medicinais e Fitoterapia)


Baixe o nosso conteúdo informativo aqui
Uso medicinal:
De acordo com os estudos clínicos esta planta tem ação principalmente no Sistema osteoarticular: antiinflamatória e antioxidante (osteoartrite).
Sistema digestório: Para dispepsias (distúrbios digestivos), icterícia, redução do colesterol e como antiinflamatório do colon, colerética, colagoga, hipoglicemiante, hipolipemiante, eupéptica, hepatoprotetora, carminativa, antiespasmódica, ação anticalculosa da vesícula biliar, ação anti-séptica
Desordens dermatológicas, cicatrização de feridas e efeitos analgésicos
Sistema circulatório: Tem ação anticoagulante pois inibe o fator de ativação plaquetária, antitrombótico, ajudando a prevenir transtornos coronarianos , tromboses periféricas e eventos isquêmicos cerebrais.
Contra indicações: Pessoas portadoras de obstrução nos dutos biliares ou que possuem úlcera Gastroduodenal, não devem utilizar a planta. No caso de cálculos biliares (pedra na vesícula), utilizar a planta somente sob avaliação médica. Potencializa os efeitos dos anticoagulantes e pode provocar hemorragia em doses elevadas. Incompatível com Aconitum spp.
Efeitos adversos: Não utilizar durante a gravidez.
Observações: Não utilizar junto com anticoagulantes. A absorção da curcumina é baixa, devido a sua baixa solubilidade em água, administrar concomitantemente com pimenta do reino aumenta em até 20 vezes sua biodisponibilidade. Ainda a biodisponibilidade aumenta quando a planta é usada integralmente e não retirando apenas a curcumina
PEPAMF
Programa Estadual de Plantas Aromáticas, Medicinais e Fitoterápicos
Contatos
+55 12 3642-1823
© 2024. All rights reserved.
